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E-MAIL MARKETING – ELE ESTÁ MAIS VIVO DO QUE NUNCA.

13/08/2018

O E-MAIL MARKETING ESTÁ MAIS VIVO DO QUE NUNCA!!

O e-mail Marketing foi, durante muito tempo, sinônimo de spam e comunicações intrusivas.

Porém, graças ao avanço de ferramentas de automação de marketing, esse canal se tornou a melhor maneira de entregar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa.

Além de ser uma excelente ferramenta para profissionais de Marketing Digital e Inbound Marketing, o e-mail é um canal extremamente democrático. De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research, 92% dos adultos online utilizam e-mail.

Portanto, ao contrário do que muitos acreditam, o email marketing não morreu, e pode ser uma ótima maneira de crescer seu negócio!

Por que utilizar e-mail marketing?

Nos últimos tempos, as redes sociais têm ganhado os holofotes no Marketing Digital. No entanto, o e-mail marketing também pode ser uma ótima opção para quem coleta endereços de email e quer aumentar a relevância da sua marca entre esses contatos. Veja alguns motivos:

Grande alcance

Segundo a Radicati, em 2015 existiam 2,5 bilhões de usuários de e-mail, e a tendência é que esse número chegue a 2,9 bilhões em 2019. Esse número representa mais de um terço da população mundial!

Nosso endereço de e-mail concentra todas as ações que fazemos em outros canais. Toda vez que criamos um login em qualquer site, por exemplo, utilizamos o endereço de e-mail. Assim, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.

Alcance previsível

Quando uma empresa faz um post em uma rede social, como o Facebook, nem todas as pessoas que seguem sua página verão sua mensagem. Isso ocorre devido a algoritmos que determinam quais mensagens são mais relevantes para cada usuário.

Por essa razão, o alcance de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente visualizarão seu post.

Já no e-mail marketing, o mesmo não acontece. Uma das grandes vantagens desse canal é seu alcance previsível. Isso significa que se você selecionar 100 endereços de e-mail para enviar sua mensagem, todos os 100 receberão seu e-mail na caixa de entrada (a não ser que haja algum problema técnico, mas trataremos desse assunto mais para frente).

Formato flexível

O e-mail é a tela em branco que todo profissional de marketing digital procura. Mensagens enviadas por e-mail não têm limites de caracteres, podem conter imagens e até GIFs.

Um e-mail pode ser feito com tamplates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.

Por meio dele, você pode comunicar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web, ou contar uma história longa. Portanto, o e-mail pode ter o formato de que você desejar!

Obviamente, existem boas práticas a serem seguidas na hora de escrever e fazer o layout de um email. Mas abordaremos esse assunto um pouco mais pra frente!

Alto retorno financeiro

Para começar uma estratégia de email marketing, você precisa de apenas 3 ingredientes: um domínio, uma ferramenta de email marketing e uma pessoa para executar a estratégia.

Escolher uma boa ferramenta de e-mail marketing é essencial. Existem diversas opções no mercado que atendem a todos os níveis de necessidade.

Independente da ferramenta que você escolher, o investimento não será muito alto. Por isso, o e-mail é o canal de marketing digital que apresenta melhor retorno financeiro — você não precisa investir muito inicialmente, e tem a possibilidade de gerar um grande volume de receita.

Os 4 tipos de e-mail que sua estratégia precisa ter

Para começar a entender como montar uma campanha de sucesso e como inserir o e-mail marketing no dia a dia do marketing digital da sua empresa, é importante conhecer os diferentes tipos de e-mail que a sua empresa pode enviar.

Atualizações do Blog

Esse é o tipo de e-mail que você já deve estar acostumado a ver. É aquele que anuncia quando um conteúdo novo é postado no seu blog.

Eles são excelentes para começar a interagir mais com seus leitores. Quando alguém se inscreve na sua lista pela primeira vez, é bem provável que esses sejam os primeiros emails que ele vai receber.

É uma maneira de manter a sua lista ativa e em contato com os novos conteúdos que você posta, além de aumentar as chances de você gerar leads com os CTAs dentro dos seus textos.

Newsletter

A newsletter é uma velha conhecida de e-commerces e de blogs. Muitas empresas enviam para seus contatos atualizações mensais ou semanais com os principais posts do blog e notícias da empresa ou do mercado.

Se você realmente quer que a sua newsletter seja lida, invista tempo em criar uma newsletter que tenha identidade própria e que contenha conteúdos relevantes para seus leitores. Não se esqueça de incluir links para levar o leitor para páginas externas em que ele possa ler mais sobre aquele assunto.

Convites para eventos

Emails são excelentes para promover eventos que você está organizando. O grande desafio aqui é apresentar de forma clara porque esse evento vale o comparecimento dos seus contatos.

Na hora de escrever emails que promovem eventos, não se esqueça de incluir todas as informações necessárias, como local, data, hora, limite de participantes, entre outros. E lembre-se de colocar em destaque o link para a página de inscrição ou compra de ingressos!

Emails de nutrição de leads

Dependendo da ação que a sua persona decidir fazer dentro do seu blog ou site, você pode querer inseri-la em um fluxo de nutrição. A nutrição consiste em uma série de emails com conteúdo relevante e segmentado. Como o nome sugere, esses são emails que ajudam a lead a caminhar pelo funil de vendas até uma posição clara de compra.

Identificando um grupo de contatos que você sabe que tem interesse em um assunto específico, você pode continuar a conversa com mais conteúdos relevantes e segmentados que aumentam a probabilidade dessas leads continuarem em contato com a sua empresa.

Construindo uma lista de emails

Por mais triste que seja, uma lista de contatos de email cai em 22,5% a cada ano. Endereços de e-mail mudam, pessoas abandonam contas antigas e contatos optam por sair da sua lista.

Por esse motivo, um dos aspectos mais desafiadores de uma estratégia de e-mail marketing é construir e crescer sua lista de contatos. Mas por onde começar?

A primeira solução que vem em mente, muitas vezes, é comprar uma lista de emails. Porém, a regra de ouro do e-mail marketing é nunca comprar listas de contatos!

Como levar sua estratégia para o próximo nível

Até agora, cobrimos o conhecimento básico que você precisa para começar uma estratégia de e-mail marketing que vá contribuir para o seu relacionamento com seus assinantes.

Depois de tudo isso implementado, você pode se perguntar quais são os próximos passos para levar sua estratégia para um outro nível, onde você poderá gerar oportunidades de negócio, entregar mensagens personalizadas e otimizar suas campanhas para alcançar os melhores resultados.

O passo mais importante para que isso possa acontecer é estabelecer um plano de ação. Ele vai te ajudar a definir uma periodicidade de envio de emails, assim como determinar quais tipos de e-mail enviar e para quem. Um bom planejamento de e-mail marketing é composto por 5 etapas básicas:

  • Definir sua persona;
  • Determinar qual conteúdo vai ser enviado;
  • Estabelecer a frequência de envios;
  • Definir os objetivos de cada campanha, assim como quais métricas acompanhar
  • Organizar um calendário de envio

Com todas essas etapas implementadas, você terá uma estratégia estruturada e estará à frente de muitos!

Boa sorte e bons e-mails!!!

Postado por robson-barbosa


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