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COMO CAPTAR NOVOS CLIENTES: 5 DICAS PARA FECHAR MAIS PROCESSOS DE COACHING

22/10/2018

Aprender como captar novos coachees de forma eficaz e estratégica é um desejo comum.

Mas por que será que você não consegue?

Conhecimento é sempre uma poderosa arma para levar um negócio a um outro nível. Neste artigo, você vai conferir um guia prático para atrair leads e transformar esses contatos em receita.

Ficou interessado? Então, siga a leitura.

# PRIMEIRA DICA – Defina o perfil de seus clientes (Persona)

Defina a sua persona. Como captar clientes se você não sabe quem eles são?

É necessário, desde o início, definir quem é o seu público-alvo. No passado, essa figura era um pouco nebulosa. O Coach até tinha uma vaga ideia de quem seria o seu possível Coachee ou leads, mas essa imagem não era tão clara assim.

Ao longo dos anos, o marketing evoluiu para segmentar cada vez mais e melhor a prospecção de clientes. Nessa jornada, a aplicação de personas ganhou força e hoje faz parte de qualquer estratégia de atração de prospects.

E, para defini-las, duas maneiras interessantes são analisar os consumidores da concorrência e os clientes que você já possui.

A partir dos dados das personas, você pode adaptar sua campanha de captação para que ela tenha maior alcance e conversão.

Algumas variáveis importantes são:

  • Mídia utilizada
  • Tom da mensagem
  • Estágio no funil de vendas
  • Tipo de produto oferecido
  • Formato do material rico (se for o caso).

# SEGUNDA DICA – Indicações de clientes atuais

 Uma das melhores maneiras de captar mais clientes é através do marketing boca a boca. Com a indicação de quem já passou pela transformação do seu método, você ganha autoridade.

E, assim, tem maior probabilidade de conquistar e converter o interesse em comprador. Para obter mais indicações de seus clientes, uma boa medida é incentivá-los. Você pode fazer isso de forma simples, mencionando em uma conversa, e também dando algum benefício, como um desconto vinculado àquela recomendação.

Dessa forma, os dois lados ganham: você aumenta sua cartela de Coachees, e o seu cliente atual recebe algum tipo de bonificação por se dispor a ajudar.

Você vai ver que a conversa com alguém que já conta com uma indicação será muito mais tranquila e a chance da venda, maior.

Lembre-se que a prova social, é dos gatilhos mentais mais fortes e precisam ser utilizados, desde que seja de uma forma íntegra.

Normalmente, o cliente que não está satisfeito não deixa apenas de elogiar o seu trabalho, mas também o critica, seja entre amigos ou nas redes sociais.

# TERCEIRA DICA – Monte um time de vendedores

Monte um time de venda. Um dos maiores erros dos coaches, é tentar vender processo de coaching. Quando na verdade, ele precisa é criar um método que verdadeiramente possa transformar a vida dos seus coachees. E sobre tudo, monte um time coeso de venda, que estejam preparados para vender este seu método. 

Na prática, o que mais temos visto, são coaches tentando vender, mas ele não tem nenhuma prática ou experiência na área. Pense no primeiro momento, em montar um time de venda, e oferecer um ganho por perfomance, ou seja, por percentual, até que o seu negócio tome uma proporção elevada e você possa oferecer algo fixo + comissão para o seu time de venda.

# QUARTA DICA  Faça mídia segmentada

A descentralização completa do consumo de informações obriga os Coaches a planejarem com muito cuidado a segmentação de sua mídia. Essa é uma estratégia fundamental no processo de aquisição de novos coachees.

Por isso, você deve começar sua campanha de vendas e atração de leads com a criação de suas personas, como vimos na dica 1.

Então, definir quais são as melhores mídias e os tipos de mensagem com os quais o seu público vai se identificar.

Se o seu principal consumidor são adolescentes, por exemplo, você tende a ter uma taxa baixa de aceitação no e-mail, já que eles não costumam usar esse tipo de mídia. Para eles (e a maioria dos públicos), a tendência se volta ao Marketing Digital.

Então, vale a pena investir em conhecimento de segmentação em canais como redes sociais, AdWords, programas de afiliados, entre outros.

Em uma mídia como o Facebook, por exemplo, a capacidade de definir seu público-alvo é incrível.

Você tem condições de filtrar os usuários por faixa etária, preferências pessoais, poder aquisitivo, localização, formação, entre outros.

Uma dica para acelerar as melhores configurações de sua segmentação é fazer um benchmarking cuidadoso. Você vai analisar a concorrência e detectar todos os canais pelos quais eles se comunicam com seus clientes.

# QUINTA DICA  – Realize parcerias

É muito mais difícil crescer sozinho. Quem faz parcerias chega mais longe e mais rápido, porque ganha um alcance maior, multiplica esforços e divide responsabilidades.

Em sua jornada como empreendedor, você vai ver que precisa de parcerias confiáveis para atingir o sucesso. Essas parcerias envolvem absolutamente todos os processos no seu negócio de Coaching.

É importante ter parceiros que complementem sua expertise.

POR FIM, SAIBA QUE…

Como vimos, captar novos clientes é difícil, mas, com a estratégia e as ferramentas certas, pode ser uma jornada bem mais tranquila do que você imagina.

Boa parte do problema, como você deve imaginar depois desta leitura, é a falta de planejamento adequado, de um conhecimento dos processos e da dedicação às partes essenciais do contato com o lead.

Por isso, é hora de baixar a cabeça e fazer o dever de casa:

  • Quem é o seu público-alvo?
  • Quais são os seus problemas e dores?
  • Como você pode ajudá-los a resolver essas demandas
  • Quais são os caminhos para demonstrar que a sua solução é melhor do que a da concorrência?

Esses são os principais fatores da equação para aprender como captar novos clientes.

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Postado por robson-barbosa


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